quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A chegada

Bom, depois de horas de voo e espera, já que há atrasos constantes nas linhas internas, cheguei!
Fomos recebidos, eu e minha companheira de viagem Thaís, por dois alunos cabo-verdeanos no aeroporto e seguimos para o hotel.
Aqui na U, como todos chamam a Universidade Privada del Valle, há muitíssimos estrangeiros estudando, pois é barato em relação aos países de origem. Há gente de todos os lugares da América Latina, de Cabo Verde e 30% dos graduandos em Medicina são brasileiros. De intercambistas, além de nós dois, há um japonês agora.
As instalações da U são de dar inveja na maioria das Universidade brasileiras. Claro que em relação ao ensino estamos a frente (um tópico a se discutir depois), mas como a U é particular e tem 12 anos de historia, é cabível que tenham uma infra-estrutura tão boa.
Ela fica localizada beeem longe do centro. Leva aproximadamente 30 minutos de táxi-truffi e 40 de buses. Fica num bairro muito contrastante, Tiquipaya, onde há muitas comunidades pobres e casarões e colégios privados. Ao redor a vista é linda: podemos ver toda a Cordilleira de Tunari e boa parte da cidade.
Vir para cá todo dia me faz refletir muito sobre minha vida no Brasil. É piegas, mas tudo que temos talvez não damos o devido valor. No caminho de nossa casa aqui até a U passamos pela zona mais rica da cidade, passamos pela mais pobre; passamos por lugares muito bonitos e por terrões (que no fim me lembram da UNICAMP); por lugares tão áridos que me sinto no sertão brasileiro, e logo em seguida meia dúzia de cholas entram nos busão com todas suas roupas coloridas; enfim, há tanto contraste que minha rotina no Brasil parece tão simples... mas ces't la vie, vim pra cá pra ter esse tipo de experiências, ?

Um comentário:

Tiago Elídio disse...

massa! adoro esse intercambio cultural!
aproveita pra conhecer gente do mundo todo e depois mais pra frente tem lugar onde ficar mundo afora, rs! =P
e voos e atrasos... super frequentes! chatos esses transtornos! acabo de passar por um tb! mas as viagens fazem valer a pena!!
que lo pase bien!! ahora saludos desde brasil!