sábado, 27 de setembro de 2008

Ah, o ''presente dos deuses''

Tem tanta coisa de política pra se contar, mas ainda faltam algumas peças no quebra-cabeça pra entender essa coisa aqui.
Enquanto isso estou podendo apreciar essa coisa tão boa chamada cerveja! Como a culinária, cultura e sotaques de regiões que em todo o mundo se percebe, aqui os departamentos (estados) bolivianos tem geralmente uma cerveja típica. E a boa nova é que todas são muito boas.
Basicamente uma empresa que produz, a Cerveceria Nacional Boliviana.
As principais marcas são: Taquiña, Stout e Amber (Cochabamba), Paceña Pico de oro (a mais consumida do país) e Paceña Centenária (La Paz), Potosina (Potosí), Sureña (Chuquisaca). Há outras marcas sem identidade departamental, como a Bock (7% de graduação alcoólica), a El Inca bi-cervecina (tipo Malzbier) e a Ducal (a única que não pude experimentar).
Há também uma iniciativa de concorrência da Cerveza Auténtica, da Compañia Cerveceira Boliviana, mas com um nicho muito especifico em El Alto e La Paz.
A melhor para mim é a Potosina, que apesar de não formar uma espuma consistente tem um sabor incrível, comparado apenas com a Eisenbahn Pilsen no Brasil. A mais consumida é a Huari, que tem um status de Bohemia e realmente é muito boa.
Tive também a oportunidade de experimentar duas cerveja mexicanas: a famosa Corona (aguaaada) e a Negra Modelo, uma amber lager muitíssimo agradável.
Uma pena não ter polenta frita por aqui pra acompanhar bebidas tão saudáveis e saborosas...

Nenhum comentário: